Designers Dão Vida Nova A Petroleiro Abandonado

Leave a Comment

Até bem pouco tempo, o fim da vida útil de uma grande embarcação era mesmo o fundo do mar, uma visão tão romântica quanto errônea de sepultamento que deixava ao encargo da natureza destruir e absorver o que já não tem mais serventia para o homem.
Os tempos mudaram e hoje sabemos que durante os séculos que a natureza leva para re-absorver aquilo que dela foi tirado e manuseado pelo homem, o que acontece na verdade é um acumulo de lixo que pode trazer grandes danos ao ecossistema.


Mas o que fazer, por exemplo, com um navio petroleiro aposentado? Quatro designers holandeses lançaram um projeto para revitalizar de modo sustentável o Black Gold, uma embarcação gigantesca abandonada no Golfo Pérsico e que é um ícone da história econômica e cultural dos estados petrolíferos árabes.


A idéia de Chris Collaris, Ruben Esser, Sander Bakker e Patrick van der Gronde é transformar muitas embarcações como o Black Gold em shoppings, hotéis, museus e até mesmo em condomínios residenciais. Segundo eles, o projeto é um antídoto para a overdose de novos edifícios e a carência de espaços nas principais cidades do mundo.


“A prosperidade sem precedentes dos estados árabes da região sul do Golfo resultou em uma quantidade incrível de novos edifícios de pretensão icônica. Vários arranha-céus, aeroportos, centros de ciência e tecnologia, escolas de economia e universidades, redes de hotéis, shopping centers e museus foram construídos. Em contraste com este alvoroço de novos edifícios, pretensões legítimas de expansão cultural dos estados árabes têm sido discutidas e criticadas mais frequentemente”, afirmam os designers.



0 comentários:

Postar um comentário

Labels