O Mobiliário de Anna Maria e Oscar Niemeyer

Leave a Comment
No próximo dia 05 de dezembro será o segundo aniversário da morte de Oscar Niemeyer, o mais importante nome da arquitetura brasileira de todos os tempos e reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes nomes da arquitetura moderna em todo o mundo.
Niemeyer deixou um legado impressionante com mais de 500 obras assinadas mas além de seus prédios e monumentos, que revolucionaram o uso do concreto, ele desenhou peças icônicas do mobiliário modernista e pós modernista.
Inspirado pelas técnicas usadas em móveis suecos – como laminação, colagem e prensagem – Niemeyer sempre buscou formas ousadas, com poucas áreas de apoio, valorizando as famosas curvas, também utilizadas em seus projetos arquitetônicos.
A maioria desses móveis foram criados e produzidos na década de 1970 em parceria com sua filha, a arquiteta Anna Maria Niemeyer, falecida em junho de 2012, seis meses antes de seu pai.
“Desejávamos, minha filha e eu, encontrar um novo desenho, que permitisse, com o uso de madeira prensada, imaginar coisas diferentes dos móveis tradicionais”, disse o mestre.



0 comentários:

Postar um comentário

Labels