THE BEAN: Rompendo os Limites Entre ARTE E ARQUITETURA

Leave a Comment



Cloud Gate, a quase impossível escultura do artista plástico Anish Kapoor, instalada no Millennium Park em Chicago, é um dos mais dos mais fotografados monumentos da atualidade e também um belíssimo exemplo da união da arte, arquitetura e tecnologia.


Carinhosamente apelidada de The Bean, em função de seu formato, a obra de 99,5 toneladas é composta por 168 placas de aço inoxidável polido de forma a não permitir que a junção entre elas sejam visíveis. 


Inspirada na forma líquida do mercúrio, o imenso grão de feijão foi o projeto vencedor em uma competição de design que envolveu os mais renomados artistas contemporâneos e levou dois anos para ser construída (de 2004 a 2006), envolvendo uma legião de técnicos e especialistas. Muitos dos quais julgavam a obra totalmente inviável.


Na parte interna o The Bean possui uma câmera côncava que altera e multiplica os reflexos, propiciando uma experiência única aos visitantes.


Nascido em Bambain e naturalizado inglês, Anish Kapoor é famoso por suas obras de grandes proporções, formas simples e monocromáticas. A Cloud Gate é uma homenagem às vítimas britânicas no ataque de 11 de setembro às Torres Gêmeas, em Nova York.






0 comentários:

Postar um comentário

Labels