Abacaxí, Um Clássico Sempre Moderno Na Decoração

Leave a Comment

Conhecido como “Rei das Frutas” o abacaxi é também um dos mais clássicos elementos decorativos e arquitetônicos. Seu uso na decoração é quase tão antigo quanto a propagação de seu consumo no Velho Mundo após o descobrimento e colonização do continente americano.


Encontrado do Hawaii ao Uruguai o abacaxi ou ananás, segundo os estudiosos, teria surgido na Amazônia e é da família das bromélias. Cultivado pelos indígenas, teria se espalhado por todo o continente e depois, pelas mãos de navegadores ingleses, espanhóis e portugueses, chegou à Europa e ao Oriente.


Por se tratar de um fruto exótico, perfumado e caro, tornou-se símbolo de hospitalidade e de boas vindas. Colocar um abacaxi à mesa, diziam as regras de etiqueta, demonstrava o apreço do anfitrião pelo convidado.



Da mesa para a decoração foi um passo. O abacaxi foi reproduzido em telas, esculpido em colunas, bordado em tecidos, reproduzidos em jóias e moldado em como adorno para os mais diferentes objetos e nos mais variados materiais, do cobre ao ouro, da madeira ao vidro.




Como indiscutível herança do período colonial, o abacaxi sobrevive a todos os modismos através dos séculos e permite reinterpretações infinitas, seja como uma obra de arte de Andy Warhol ou uma peça kitsch de lojas de R$ 1,99.  


 
Para propostas super elegantes, descoladas ou divertidas, o abacaxi é um tema clássico e ao mesmo tempo super moderno. 
















0 comentários:

Postar um comentário

Labels