SHAFT HOUSE: Design Contemprâneo e Baixo Custo

Leave a Comment



Quanto custa uma casa de design personalizado? Muito menos do que se imagina e, em muitos casos, menos do que uma casa tradicional.
É possível ter uma casa com design contemporâneo em um terreno super reduzido? Certamente! O conceito de contemporaneidade está intimamente ligado à desafios e possibilidades contemporâneas.
Uma casa que utiliza recursos ecologicamente corretos e materiais reciclados tem que ter uma estética rústica? Claro que não. E esse projeto ilustra muito bem tudo isso.

 
A idéia que deu origem ao projeto desta casa, batizada de Shaft House e localizada em um bairro de construções tradicionais de Toronto, surgiu das preocupações dos arquitetos sobre a acessibilidade de design.
Para os designers do estúdio canadense RZLBD, há uma crença generalizada de que as casas de design personalizado são um luxo. E eles trabalham para mudar essa crença.



Com estratégias de baixo custo o arquiteto incentivou o investidor a comprar um lote modesto de cerca de 20 metros de largura, economizando assim um valor significativo.
O projeto foi cuidadosamente desenvolvido, respeitando todos os aspectos do estatuto de zoneamento para economizar em atrasos onerosos à construção, o que deixou uma área ainda menor para construção.



O desafio então era reavaliar os arranjos funcionais dentro de uma casa estreita, mantendo a sensação de mais espaço e iluminação ao longo dos ambientes.
O uso de materiais baratos desempenhou um papel essencial na redução do custo da construção, juntamente com uma ideia arquitetônica baseada em uma experiência espacial emocionante, fugindo completamente das formas convencionais.



A escadaria circula em torno do eixo central, alternando os níveis a partir de um átrio. A distribuição vertical dos cômodos permite o máximo aproveitamento de luz natural, ampliando a percepção dos espaços.
Os materiais exteriores foram sabiamente selecionados com base na sustentabilidade e eficiência de custo benefício. Revestimento de alumínio, madeira não tratada e painéis de aço enferrujado, além de econômicos, demonstram um comportamento ecologicamente correto.


Alterando a paisagem de um bairro essencialmente tradicionalista a Shaft House é um exemplo das possibilidades de transformação de antigos conceitos como espaço, custo e estética, além de seu posicionamento ecocompatível. 







0 comentários:

Postar um comentário

Labels