Loft Vertical: A CASA OH

Leave a Comment

A falta de espaço é um problema cada vez mais comum nos grandes centros. No Japão ele começou logo no período pós guerra e criou uma verdadeira cultura de valorização dos pequenos espaços.
Uma amiga que morou em Tóquio nos final dos anos 90, conta que era quase hostilizada por seus vizinhos por morar sozinha em um apartamento relativamente grande. A situação só melhorou quando ela arrumou uma outra pessoa para dividir o apartamento.
Morar em uma casa então, é um verdadeiro luxo. Mesmo que seja em uma casa muito pequena.


A Casa "OH" criada pelo atelier japonês Tekuto, do arquiteto Yasuhiro Yamashita, foi construída em um terreno bastante reduzido e com 1,5 m de desnível em relação à rua.
A principal prioridade para o dono da casa era o espaço de estacionamento
para um carro e o arquiteto optou pelo uso de uma estrutura em tela de aço, que permite a iluminação natural para o nível subterrâneo.




No interior, escadas fazem a ligação entre os ambientes dispostos como em um loft vertical. Mobiliário suspenso foi incorporado ao projeto, maximiza o uso do  espaço limitado, como a mesa de jantar que pende do teto e acomoda até 6 pessoas.




Outra exigência do proprietário era a preservação da privacidade e, mesmo colocando janelas relativamente grandes, o desejo do cliente foi atendido devido à disposição das mesmas e do próprio prédio. Segundo Yamashita, como colocar janelas é um detalhe muito importante em uma construção.










0 comentários:

Postar um comentário

Labels