HUGH FERRISS e A Metrópole do Futuro.

1 comment



Hugh Ferriss (1889 – 1962), arquiteto de St. Louis, Missouri, dedicou a sua carreira ao desenho de projetos e, a partir de sua mudança para Nova York em 1912, trabalhou com alguns dos mais influentes arquitetos de sua época.
No entanto foram suas ilustrações, de prédios que nunca se tornariam realidade, que o imortalizaram como um ícone de muitas gerações de arquitetos, cineastas e até ilustradores de revistas em quadrinhos.


Suas modulações de sombra e luz, as formas colossais, o clima de mistério e magnitude de um mundo fantástico/futurista, ultrapassavam os limites do humano construindo cenários onde a imaginação de muitos artistas até hoje encontraram abrigo.





Como não pensar em Ferris ao ver as imagens de Gotham City em Batman (1939), de Bo Krane? Impossível ver as ilustrações de Ferriss e não lembrar dos cenários de Metropolis, Fritz Lang (1927). 





Metropolis, um marco no cinema expressionista alemão, é também considerado um dos mais importantes filmes da historia do cinema e um dos grandes patrimônios das artes para a humanidade. Embora não se tenha nenhum registro sequer de um encontro entre Ferriss e Lang, curiosamente o filme foi concebido após uma viagem de seu criador a Nova York justamente no período em que Ferris preparava as ilustrações de seu livro histórico: The Metropolis of Tomorrow.









Um comentário:

Labels