O13 CAFE, por Minas Kosmidis

Leave a Comment



O Ocean Thirteen (O13) Cafe, em Thessaloniki na Grécia, tem uma localização privilegiada. No Praça Aristóteles, sob a galeria desenhada por Ernest Hébrard e de frente para o mar Egeu.


Obviamente tudo isso inspirou o arquiteto grego MinasKosmidis no projeto do O13 mas não de uma forma previsível e convencional. 



Com uma pegada retro, há referências ao modernismo dos anos 50 de Eames e ao refinado design italiano de Gio Ponti, tanto nas formas quanto no uso dos materiais luxuosos e ao mesmo tempo despretensioso.



O mar é o tema central do projeto recriado através das escamas de peixe que revestem a parede principal e dos próprios peixes, em belas esculturas.
A nogueira e o bronze oxidado são os elementos principais. A iluminação cria efeitos de dourado e prata sobre esses elementos, contrastando com o azul e vermelho pontuados no painel onde um Fiat 500 surge estacionado na parede, em homenagem ao filme La Dolce Vita, de Felini.




Formado pela Escola de Arquitetura da Aristotle University of Thessaloniki e pós-graduado em Desenho Industrial pela École d’ Architecture de Paris-Conflans, Kosmidis desenvolve projetos por toda a Grécia e outros países, através de seus dois escritórios, em Komotini e Thessaloniki.
Em 2012, o escritório ganhou o primeiro prêmio no Best of the Year Awards da revista norte-americana D.I. e também no 10 º Modern Decoration International Media Award.




0 comentários:

Postar um comentário

Labels