EM PRETO E BRANCO, O Estilo Nórdico de Morar.

Leave a Comment



No universo do design, a cultura do norte europeu é uma das minhas referências preferidas. O chamado estilo nórdico ou escandinavo, que busca o perfeito equilíbrio entre forma e função, assim como a simplicidade e comunhão com a natureza, não só é uma tendência mundial como também uma solução inteligente para a nossa realidade no século XXI.



Entre as principais características arquitetônica desse estilo estão a utilização de cores claras e valorização da iluminação natural, muito em virtude das condições climáticas e econômicas. Em países frios como a Suécia, Dinamarca, Finlândia e Noruega, os custos para gerar calor e energia são muito altos e aproveitar ao máximo os recursos naturais torna-se uma questão cultural.
Pelas mesmas razões, a utilização da madeira é outra forte característica. Com técnicas cada vez mais avançadas e modernas, a tecnologia nórdica na utilização desse material é imbatível, bem como a preocupação com o reflorestamento e certificação.



Em alta desde os anos 50, o design escandinavo conquistou o mundo moderno através do trabalho de mestres como Jacobsen e Paton. As formas orgânicas e limpas, o design descomplicado e acessível, mudaram completamente os conceitos da indústria, dando origem no final dos anos 60 a outro estilo que também é uma das minhas referências: o Minimalismo.
Mas esse já assunto para um outro post.


Nas fotos de referência, um exemplo típico e moderno do estilo nórdico desta casa em preto e branco nos arredores de Copenhagen.






0 comentários:

Postar um comentário

Labels