A HOUSE OF ONE: Templo Multireligioso em Berlim

Leave a Comment




Berlim ganhará o primeiro templo multirreligioso do mundo. A House of One (Casa de Um Só) reunirá sob o mesmo teto, uma sinagoga, uma mesquita e uma igreja. 
O projeto do templo, com uma torre de 32 metros de altura pairando sobre um cubo e uma cúpula central, foi desenvolvido pelos arquitetos Simona Malvezzi, Wilfried Kuehn e Johannes Kuehn, do escritório KUEHN MALVEZZI.


Levando em conta as exigências e necessidades de cada religião para seus cultos e trabalhos, o projeto tem inspiração oriental na alvenaria, possibilitando maior aproveitamento da luz natural. 
Na apresentação do projeto à imprensa, no dia 03 de junho, o rabino Tovia Ben Chorin, o pastor luterano Gregor Hohberg e o imame Kadir Sanci estiveram juntos no futuro canteiro de obras. Num gesto simbólico, os três empilharam nas mãos três tijolos claros, o material do qual será feito o templo.


Orçado em 43 milhões de euros, a intenção é que o projeto seja inteiramente financiado por crowdfunding (patrocínio público). No site da House of One, em sete idiomas, qualquer pessoa poderá contribuir, comprando um tijolo. As obras terão início em 2016.


A localização é a Praça Petriplatz, no centro histórico da cidade: um terreno baldio na antiga Alemanha Oriental, usado como estacionamento até algum tempo atrás. Porém, há 700 anos, o local vinha servindo à prática de cultos cristãos, sendo que a última igreja ali constrída foi seriamente danificada durante a Segunda Guerra Mundial e demolida durante os anos do regime comunista da República Democrática Alemã (RDA).







0 comentários:

Postar um comentário

Labels