KARIM RASHID: Tudo já foi criado. A função do design é transformar.

Leave a Comment



Certamente você já teve contato com alguma peça desenhada por Karim Rashid e nem saiba. Em pouco mais de 3 décadas de trabalho, ele já criou 3.000 produtos, ganhou mais de 300 prêmios e tem sua marca em mais de 40 países.


Entre seus clientes há nomes de projeção mundial como Veuve Clicquot, Nokia, Sansung, Alessi, Coca-Cola, Disney, Prada, Toyota, Sony, Swarovski e Yahoo, entre muitos e muitos outros. No Brasil ele já criou produtos para a Melissa, Porcelanas Oxford e duas peças para a coleção 2014 da A Lot Of Brasil (a cadeira Siamesas e a mesa Vida).



Rashid é um fenômeno. Seu talento e produtividade, aliados a uma administração impecável e um intenso trabalho de marketing, fazem dele um dos grandes nomes do design mundial e o mais famoso das 3 Américas, segundo a revista Times.
Nascido no Egito, criado no Canadá e formado na Itália, ele é um homem do mundo e independente. Principalmente em sua linha de pensamento. Para Rashid o design não tem nenhum compromisso com a função, segundo ele, tudo já foi inventado e cabe aos designers apenas melhorar as coisas, para deixar tudo mais belo.



Apaixonado pela forma e pela cor, o designer que se veste geralmente de branco e rosa, não gosta de classificações como moderno e futurista. Ele prefere ser classificado como atual e diz que deveríamos nos preocupar apenas em viver o presente.



Em sua visita ao Brasil em 2013 para a inauguração da filial paulistana da eslovena Gorenje, onde lançou uma linha de eletrodomésticos assinada por ele, Rashid defendeu o design ao alcance de todos e como um fator de melhoria da qualidade de vida. Ele diz que em seu dia a dia busca transformar, através de pequenas ações, o mundo em um lugar mais humano, prazeroso e experienciável.





E isso se traduz em suas criações que vão de projetos de interiores para restaurantes e hotéis à objetos de consumo em massa, de mobiliário e iluminação à produtos de alta tecnologia. Existe limites para Karim Rashid? A resposta é não.







www.karimrashid.com

Fontes e Fotos: Obvio, UOL, Gorenje do Brasil, A Lot Of Brasil, Hypeness e Karim Rashid



0 comentários:

Postar um comentário

Labels