DESIGN UCRANIANO de Makhno & Butenko

Leave a Comment



A Ucrânia vive um momento complexo, com uma crise que divide o país entre os que se apegam a um passado histórico e aqueles que querem seguir em direção ao futuro criando uma própria identidade.
O trabalho brilhante da dupla de arquitetos ucranianos Sergey Makhno & Vasiliy Butenko mostra uma cultura que aponta mais para o futuro do que para o passado. E com muita personalidade.
Nesse momento em que todos os noticiários exibem apenas os conflitos, selecionei dois dos trabalhos mais impactantes da dupla lançando um olhar sobre uma Ucrânia muito além da manipulação política.



O primeiro é o restaurante Twister, em Kiev. Um impressionante espaço com pé direito altíssimo que possibilitou que a dupla criasse um mezanino totalmente irregular, com varandas suspensas como palafitas e que dão a sensação de ninhos no topo de um furacão.
As luminárias em formato de gotas de chuva são fantásticas e o mobiliário, com seus pés muito finos, parece flutuar. No bar o clima é de relax total com as paredes cobertas por algo semelhante a musgos e poltronas que remetem à coníferas.



Dizem que no interior de um tornado tudo é tão calmo que o tempo chega a parar. E é justamente essa a sensação do ambiente com suas cores neutras e iluminação de efeito aconchegante. 


O segundo projeto, também em Kiev, é o escritório de uma empresa de design de mobiliário, parceiros de Makhno & Butenko.
Como a ideia era transmitir a imagem criativa e objetiva da empresa, os dois criaram paredes revestidas em madeira e Corian, sem medo de usar cores mas mantendo a predominância do azul.



Praticamente todo o mobiliário foi desenvolvido pela dupla. E o resultado final é uma empresa que não apenas transmite sua criatividade como estimula a criatividade de todos que ali trabalham.



#ucrania #designinteriores #designcomercial #kiev #arquitetura


 

0 comentários:

Postar um comentário

Labels