Achados da Larissa: PORCELANA E AZULEJOS ANTIGOS

Leave a Comment



O artista plástico e escritor carioca Fabio Carvalho, é um apaixonado colecionador de louça brasileira e um estudioso do tema desde 2004.
Generosamente Carvalho divide seu conhecimento com todos os interessados pelo tema, através de um blog riquíssimo em conteúdo e imagens, chamado Porcelana Brasil.



Em maio de 2009, quando cursava como ouvinte o Mestrado de Arqueologia do Museu Nacional (UFRJ), foi acometido por uma segunda paixão: Azulejos Antigos.
O curso de Arqueologia tinha como professora Dora Monteiro e Silva de Alcântara, autoridade máxima sobre azulejos antigos, tanto no Brasil quanto no exterior.
Mais tarde, em 2011, viajou para Portugal a convite da centenária fábrica de faianças Bordallo Pinheiro, para conhecer e reinterpretar a obra do grande e multifacetado artista português fundador da empresa que leva seu nome.


De volta ao Brasil e com saudades de Portugal, encontrou nos azulejos antigos o Rio de Janeiro esse elo entre os dois países e suas paixões. Os posts sobre azulejos antigos começaram a invadir do blog sobre porcelanas, criando uma demanda tal que Carvalho não teve outra alternativa a não ser abrir um blog só sobre seus maravilhosos achados.



O blog Azulejos Antigos RJ vai além de sua proposta principal e faz um importante registro da história arquitetônica da cidade, através de suas fachadas e interiores.

Os dois blogs são para marcar em favoritos e ler como se fossem livros de arte e história.




0 comentários:

Postar um comentário

Labels