Elementos de Arquitetura na Obra de ADRIANA VAREJÃO

Leave a Comment




No currículo da carioca Adriana Varejão consta participações na Bienal de São Paulo e de Veneza, exposições na Tate Modern de Londres, no MoMa de Nova Iorque, na fundação Cartier em Paris e no Hara Museum de Tóquio.
Em 2008 ganhou o título Medalha de Chevalier des Arts et Lettres do governo francês. No mesmo ano ganhou um pavilhão dedicado à sua obra no Centro Inhotim de Arte Contemporânea, em Minas Gerais, considerado o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo.














Trabalhando a partir de azulejos, suas obras são carregadas de poesia crítica e de uma contemporaneidade que fazem dela uma das mais bem-sucedidas do circuito mundial.

 






 

Da inspiração do período barroco brasileiro à crueza de seus trabalhos com carne e à atual fase arquitetura (onde explora ambientes públicos como açougues, banheiros, hospitais e saunas),  alguns elementos são constantes em seus temas como o corpo, a paisagem e o passar do tempo.
As obras de Adriana Varejão impressionam pela qualidade técnica e pela ousadia, pela complexidade conceitual e pela fácil leitura.





Fontes e Fotos: Adriana Varejão, Centro Inhotim de Arte Contemporânea e Mercado Arte.

0 comentários:

Postar um comentário

Labels