Dicas da Larissa: CAVEIRAS NA DECORAÇÃO, sem medo.

Leave a Comment

























Em 2004 um dos grandes ícones da moda m todos os tempos, Alexander McQueen, lançou seus primeiros lenços com caveiras estampadas.  O sucesso foi tão grande que ele adotou a figura como símbolo de sua marca.
Por trás da caveira de McQueen havia, é claro, todo um conceito ignorado por grande parte dos consumidores.  Seguindo os escritos de Shakespeare em Hamlet, para ele a caveira simbolizava a perenidade  de tudo o que é material, inclusive a própria moda, totalmente transitória em sua essência.


Através dos tempos e das culturas, as caveiras, já tiveram vários significados.  Para os alquimistas era símbolo do conhecimento , na Idade Média os cristãos transformaram os alquimistas em feiticeiros e as caveiras em símbolo de morte e bruxaria. Os piratas usavam como símbolo de invencibilidade, para dizer que nem a morte poderia detê-los. Nas culturas primitivas do continente americano,  as caveiras simbolizavam o respeito aos antepassados, como a festa dos mortos no México.





















Já nos tempos modernos, tornaram-se símbolo de rebeldia para os roqueiros do havy metal e motoqueiros; viraram simbologia universal de perigo (em rótulos de veneno, fios de alta tensão, etc) e também foram incorporadas ao universo lúdico das festas de helloween.


Mas foi McQueen quem desmistificou as caveiras, transformando-as em símbolo fashion e elevando-as a objeto de desejo dentro do universo do luxo. No Brasil o estilista Alexandre Herchcovitch também adotou as caveiras como símbolo. 


Da moda para o design de interiores foi uma questão de tempo. Hoje elas aparecem em estampas de tecido e até em papéis de parede. Vasos, luminárias, cinzeiros, canecas... crânios de cerâmica, esculpidos em pedra ou mesmo moldados em gesso e com pintura artesanal, folhadas em ouro ou revestidas com pedras preciosas, as caveiras estão em tudo e fazem bonito em qualquer ambiente, sem nenhuma conotação negativa.


Encontrei na coleção de acessórios da Abraccio telas descoladíssimas com caveiras impressas sobre fundos de cores fortes. Você pode usá-las individualmente ou compor duplas com telas de frases impressas, que também são super modernas e já foram citadas aqui como dica também. Pode usar sem medo, é moderno e divertido também.



0 comentários:

Postar um comentário

Labels