Design Brasil: ZANINI DE ZANINE

Leave a Comment



Um dos nomes mais badalados do design brasileiro contemporâneo, sem dúvidas, é Zanini de Zanine, um carioca nascido em 1978, meio tímido e surfista nas horas vagas.


Filho de peixe, Zanine cresceu observando o trabalho de seu pai, Zanine Caldas, o grande Mestre da Madeira, e conviveu desde cedo com alguns ícones da arquitetura brasileira como Lucio Costa e Sérgio Bernardes, amigos de seu pai.


Graduado em Desenho Industrial pela PUC-Rio em 2002 e estagiou com Sergio Rodrigues, quando produziu sua primeira peça e ganhou o Prêmio Liceu de Design da Bahia, primeiro de uma longa lista.


Suas primeiras criações, batizadas de Carpintaria Contemporânea, eram em madeira maciça, com peças de demolição – colunas, vigas e mourões de casas antigas. A partir de 2005 começa a produzir industrialmente, usando madeira com origem controlada e materiais diversos como plástico, metacrilato, metais e partes de outros produtos industrializados.


Em 2011 abriu o Studio Zanini e foi convidado por Giulio Cappellini, umas das pessoas mais influentes do Design mundial e diretor da Cappellini (Itália) para colaborar com a Cappellini, uma das 5 marcas de móveis mais importantes do mundo. Em 2012 foi responsável pela curadoria da parte contemporânea do Brazilian Design: Modern and Contemporary Furniture em Berlin na Galeria Zeitlos e do Mude Museum (Museu da Moda e Design) em Lisboa.


Hoje assina peças e coleções para grandes marcas nacionais, como a Ornare, e internacionais como a francesa Tolix e as italianas Poltrona Frau, Slamp e Discipline. Suas criações se caracterizam principalmente pela inventividade, materiais inusitados, pelo bom humor carioca e, sobretudo, pelo bom gosto de quem nasceu e cresceu em um berço de ouro de referências.





Fontes:  Studio Zanini, Anna Ramalho e Fernanda Pandolfi/Zero Hora



0 comentários:

Postar um comentário

Labels