Casa Batlló, Vestida de Arte por ANTONI GALDÍ

Leave a Comment



A Casa Batlló, hoje Museu Modernista, é uma das obras mais emblemáticas de Antoni Gaudi,  o cultuado arquiteto catalão (1852 - 1926).
Construída entre 1875 a 1877 por Emili Sala Cortés, a casa pertencia ao empresário José Batlló Casanovas que encomendou uma reforma a Gaudi, obra realizada entre 1904 e 1906. 

























A interferência de Gaudi se concentrou fachada, no piso da sala principal, no pátio de luzes e no telhado, onde ergueu um quinto piso.
Conhecida também como Casa dos Ossos por suas varandas remetendo a crânios, a construção tornou-se uma referência na arquitetura modernista da Belle Epoque.


Suas formas orgânicas não possuem uma única linha reta e toda a inspiração de Gaudi para esta obra veio da vida marinha, fauna e flora.




















Apaixonado pela Arte Grega e pelas possibilidades da Arte Gótica, Gaudi transformou suas referências em um estilo próprio, completamente diferente de tudo o que havia até então, transformando-se em um dos principais nomes das artes no século XX e um dos grandes nomes da arquitetura em todos os tempos.


 



Fontes e Fotos: Casa Batlló

0 comentários:

Postar um comentário

Labels