Dicas da Larissa: CASA CONTAINER

2 comments


Todo mundo já viu um container utilizado como escritório em alguma empresa ou até mesmo como showroom em plantão de vendas de imóveis. Mas você já viu um container transformado em casa?


O uso de containers na construção surgiu como uma alternativa sustentável. Imagine que 90% de todos os produtos que consumimos normalmente são transportados em containers. Imagine também que por conta e normas internacionais, esses containers são “aposentados” depois de um tempo de uso e acabam por se transformar em um grande problema. Muito grande mesmo.


A ideia de “reciclá-los” transformando-os em soluções habitacionais, em um primeiro momento em programas sociais voltados para a população de baixa renda, mostrou que além da sustentabilidade, eles são altamente resistentes, seguros e reduzem muito o custo de uma obra.
Só para ter uma ideia, uma casa de 60m² construída em 45 dias tem custo aproximado de R$ 80 mil, incluindo tratamento térmico e acústico.


No exterior eles são bastante usados. Na Inglaterra, por exemplo, há condomínios e prédios residenciais feitos de container. No Brasil eles ainda são novidade mas já começam a virar moda também.
Na Casa Cor Florianópolis de 2010 a Ferraro Container Habitat apresentou um luxuoso Container Loft, totalmente dentro do conceito de arquitetura de baixo impacto. Foi um sucesso!


Esse é mais um exemplo do papel da arquitetura na busca de soluções para um mundo melhor. Cabe à você abrir sua mente para novas possibilidades e derrubar antigos conceitos e preconceitos. Na dúvida, consulte seu arquiteto.

2 comentários:

  1. Nuestras casas no siempre tienen que ser hechas de ladrillos y cemento. Es posible que desee apostar por soluciones alternativas y crear diseños con contenedores. En la empresa Balticon a menudo presencio cuan funcionales y bellos estos objetos puede ser.

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria, acabei publicando em minha página do facebook, estou criando uma startap, para o 3 setor e gostaria muito realizar um laboratório e convida-la para um delicioso almoço para discussão de idéias e troca de experiências para uma sociedade melhor.

    ResponderExcluir

Labels